terça-feira, 18 de março de 2014

Museus de Tiradentes




Considerada uma das cidades mais charmosas do estado de Minas Gerais, Tiradentes preserva a sua história. Em um passeio rápido pela área central, é possível observar casarios antigos, calçadas com pedras pé de moleque e igrejas construídas no século 18 que levam os turistas a uma viagem ao tempo.

Se você gosta de cidades históricas, Tiradentes oferece ainda museus que abrigam desde automóveis antigos até símbolos litúrgicos da igreja católica. Atividades que não podem ficar de fora do roteiro! Confira:



Um capítulo da história do Brasil: Museu Padre Toledo

Reaberto neste ano (2013) após passar por restauro, o Museu Padre Toledo conta um capítulo importante da história brasileira. A casa que hoje abriga um grande acervo do século 18 foi residência de um importante líder dos inconfidentes na região, o padre Carlos Correia Toledo e Melo.

Localizado ao lado direito da Igreja de São Evangelista, o casarão foi palco de reuniões da Inconfidência Mineira. O primeiro encontro aconteceu por lá em 1788.

A casa conta com 16 cômodos e é um dos endereços com o maior número de pinturas feitas nos tetos. Na chamada Sala Espelhada, o visitante tem uma visão deslumbrante, já que o espelho no chão reflete os desenhos do forro.

O museu que já passou por uma série de reparos desde a década de 40 a fim de se manter preservado, conta com diversas peças antigas, entre elas o mobiliário e obras de Mestre Ataíde.

Momento de meditação: Museu da Liturgia

O mais novo dentre todos os museus de Tiradentes, o da Liturgia abriga peças que vão do século 18 ao 20. São mais de 400 artigos religiosos entre pinturas, esculturas, imagens de santos, paramentos usados em missas, entre outros objetos sacros.

São peças confeccionadas a partir dos mais variados materiais e técnicas, que por muito tempo ficaram armazenadas em sacristias, sem os cuidados necessários. Hoje, no museu, o visitante encontra artigos em prata e estanho totalmente recuperados.

Único a abordar a liturgia como tema na América Latina, esse museu possui um espaço privilegiado para a devoção a religião. Além dos objetos, conta ainda com instalações audiovisuais e multimídia.

Um pouco mais de religiosidade: Museu de Arte Sacra

A história do Museu de Arte Sacra de Tiradentes é um tanto curiosa. O prédio que hoje abriga um enorme acervo, era no passado uma cadeia. Foi depois de um incêndio no século 19 que a edificação teve a sua função alterada.

Mesmo depois de passar por restauro, a casa que possui apenas um andar continuou com características de uma prisão, já que foram mantidas as pesadas grades de ferro nas 17 janelas.

A partir de 1989 o museu passou a receber peças doadas por personalidades da cidade e da região e assim seu acervo foi sendo construído, ainda que seja menos expressivo que de outros em Tiradentes.

Para os amantes do automobilismo: Museu do automóvel

Quem é apaixonado por carros vai se divertir no Museu do Automóvel, em Tiradentes. Os veículos em exposição – alguns inclusive podem ser alugados – fazem parte do acervo do colecionador Rodrigo Cerqueira Moura que começou a se dedicar a atividade na década de 70.

Automóveis castigados pelo tempo ganharam restauro e hoje se encontram em ótimo estado. São mais de 50, divididos entre modelos nacionais, americanos e europeus. Por lá tem de tudo. Desde um Fiat 502 até uma jardineira Chevrolet Tigre.

Além dos veículos, o turista encontra no museu exposição de placas antigas, miniaturas, revistas especializadas, entre outros objetos ligados ao automobilismo.

Depois de todas essas opções, agora é só montar o roteiro que mais lhe agrade e aproveitar a viagem!
A Henrik Tour organiza excursões para as cidades históricas de Minas Gerais, acessem nosso site 

Nenhum comentário: