domingo, 28 de abril de 2013

Guia de turismo credenciado no Cadastur


“QUEM É O GUIA DE TURISMO
O Guia de Turismo é o profissional qualificado, por curso de formação específica, para oferecer serviços ao turista com qualidade e segurança. A profissão é regida pela Lei nº 8.623/93 de 28 de janeiro de 1993 e regulamentada pelo Decreto nº 946 de 01 de outubro de 1993 e que em seu Art. 2º determina: é considerado Guia de Turismo o profissional devidamente cadastrado no Ministério do Turismo (Mtur)/ Embratur, e que exercerá as atividades de acompanhar, orientar e transmitir informações a pessoas e/ou grupos em visitas, excursões urbanas, municipais, interestaduais, internacionais ou especializadas, além de promover e orientar despachos e liberações de passageiros e respectivas bagagens, em terminais de embarque e desembarque aéreos, marítimos, fluviais, rodoviários e ferroviários.
A função do Guia de Turismo vai além do simples acompanhamento, por isso, ele como todo profissional deve ter aptidões inatas e identificação com a área que se propõe a trabalhar, buscando aperfeiçoar-se ao longo do seu exercício profissional, nunca se considerando perfeito. Sendo assim, o guia de turismo deve desenvolver algumas habilidades que são inerentes a sua função, como: criatividade, comunicabilidade, conhecimento da realidade, iniciativa, ética profissional, disciplina, responsabilidade, liderança, paciência, gentileza, decisão, pontualidade, determinação, otimismo, dentre outras, que tornam-se companheiras inseparáveis do guia de turismo.
SAIBA COMO IDENTIFICAR O GUIA DE TURISMO
É o profissional portador de um crachá fornecido pelo Ministério do Turismo, onde estão registrados seus dados e foto, devendo ser usado em local visível.
Este crachá garante a identificação do profissional e suas categorias, tais como: Guia de Turismo Regional/Local; Guia de Turismo de Excursão Nacional e América do Sul; Guia de Turismo Internacional e Guia de Turismo Especializado em Atrativos Turísticos, além de informar os idiomas que fala fluentemente.
Ao planejar sua viagem, fuja das propagandas enganosas e da clandestinidade. Da mesma forma que se deve evitar o automedicamento e procurar um médico, também para se fazer uma viagem é necessário procurar o profissional capacitado, que deve ser consultado para orientar, sugerir e elaborar o roteiro, evitando perda de tempo e outros possíveis dissabores.
Não se deixe enganar, para sua segurança, exija empresas, equipamentos turísticos e profissionais Guias de Turismo cadastrados no Ministério do Turismo”.
 Irma Karla
Presidente da Federação Nacional dos Guias de Turismo - FENAGTUR


(31) 94316649 / 85992160
henriktour@hotmail.com

Nenhum comentário: