domingo, 28 de abril de 2013

Minas terá "Dia do Barroco Mineiro": 18 de novembro



A partir de 2013, Minas Gerais terá um dia para celebrar a importância do barroco, estilo artístico que floresceu no Estado durante o século XVIII. A partir do projeto de lei nº 3.396/12, de autoria do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Dinis Pinheiro (PSDB), será instituído ‘O Dia do Barroco Mineiro’, aprovado pelo Plenário da ALMG em 14 de novembro. 

A data será comemorada em todo dia 18 de novembro, quando serão realizadas atividades, em todo o estado, com o objetivo de valorizar e divulgar o patrimônio histórico vinculado ao barroco mineiro e à obra de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho. O projeto de lei também prevê 2014 como o ano de comemoração do bicentenário de Aleijadinho, o expoente maior do barroco mineiro, considerado o artista brasileiro mais importante do período colonial.

Para marcar o evento, será realizada solenidade no Salão Nobre da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, quando também será firmada parceria entre o Governo de Minas e a Assembleia Legislativa para a elaboração do ‘Roteiro Turístico do Barroco Mineiro’. 

A solenidade conta com a presença da Secretária de Estado de Cultura, Eliane Parreiras; do Secretário de Estado de Turismo, Agostinho Patrus; de prefeitos e secretários municipais de turismo das cidades históricas barrocas de Minas; de diretores de museus; de entidades de preservação do patrimônio histórico e de pesquisadores e acadêmicos que se dedicam ao estudo do tema.

Aleijadinho

Escultor, arquiteto, entalhador, nascido em Vila Rica (atual Ouro Preto), Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, é considerado um dos maiores artistas barrocos do País. 

Filho de um arquiteto e mestre-de-obras português e de uma de suas escravas, Aleijadinho frequentou o internato do Seminário dos Franciscanos até 1759, em Ouro Preto, onde aprendeu gramática, latim, matemática e religião. 

Foi seu pai que lhe ensinou as primeiras noções de desenho, arquitetura e escultura. Trabalhou também com seu tio, um notável entalhador da região. Seu primeiro projeto foi realizado em 1752, um desenho para o chafariz do pátio do Palácio dos Governadores, na Praça Tiradentes, em sua cidade natal.  Antes dos 50 anos, foi acometido por uma doença degenerativa e acabou perdendo os movimentos dos pés e mãos. Morreu em 18 de novembro de 1814.

Homenagem ao poeta e ensaísta Affonso Ávilla

O poeta e pesquisador Affonso Ávila será homenageado com admissão póstuma na Ordem do Mérito Legislativo, durante a solenidade que lança o Dia do Barroco Mineiro. 

Nascido em Belo Horizonte, em 1928, Ávila era ensaísta e estudioso do barroco, estilo artístico que marcou o período colonial do Brasil. O escritor mineiro foi responsável pelo estudo que levou a Unesco a declarar Ouro Preto patrimônio cultural da humanidade. Iniciou sua carreira na literatura na década de 1950, e contribuiu com a cultura em Minas de diversas maneiras, sendo, inclusive, fundador de dois importantes órgãos da área: o Iepha (Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais) e da Faop (Fundação de Arte de Ouro Preto).

Citado como um dos maiores poetas contemporâneos, Affonso ganhou os prêmios Cidade de Belo Horizonte e Cláudio Manuel da Costa (1961); Prêmio Nacional de Ensaio da Fundação Cultural de Brasília (1968); Prêmio Jabuti (1990 e 2006); Prêmio FCW de Cultura (Literatura) (2007) e o Prêmio Governo Minas Gerais de Literatura pelo conjunto da obra (2011).

(31) 94316649 / 85992160
henriktour@hotmail.com


Nenhum comentário: