sexta-feira, 1 de março de 2013


Foto panorâmica da Praça da Liberdade

Complexo consagra-se como o maior circuito cultural do País ou Circuito Cultural Praça da Liberdade abre as portas e aguarda sua visita
O Circuito Cultural Praça da Liberdade, localizado na região central de Belo Horizonte, é atualmente o maior complexo de cultura do país e o único do mundo fruto de parceria público-privada, composto de museus históricos, artísticos e temáticos, centros culturais, biblioteca e arquivo, utilizando tecnologia de última geração. Entre as instalações, oito já estão em funcionamento: Arquivo Público Mineiro, Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, Centro de Arte Popular Cemig, Espaço TIM UFMG do Conhecimento, Memorial Minas Gerais Vale, Museu das Minas e do Metal, Museu Mineiro e Palácio da Liberdade.
Além destes, outros quatro cinco espaços já estão em processo de implantação: a Casa Fiat de Cultura, o Centro Cultural Banco do Brasil, Centro de Referência da Economia Criativa Sebrae-MG, o Inhotim Escola e o Museu do Automóvel.
Inaugurado em 2010, o Circuito Cultural Praça da Liberdade foi criado com o objetivo de oferecer à população novos espaços de conhecimento, arte, cultura, ciência e entretenimento,em uma área de grande valor histórico e arquitetônico de Belo Horizonte. A oportunidade se concretizou com a transferência da sede do Governo de Minas Gerais para a Cidade Administrativa, no bairro Serra Verde, e Adaptados, os antigos prédios das secretarias passaram a abrigar museus e espaços culturais.

O Circuito Cultural Praça da Liberdade é co-gerido pelo Instituto Sérgio Magnani desde junho de 2012,em parceria firmada com o Governo de Minas Gerais. O modelo de parceria público-privada adotado pelo projeto possibilita a participação e a contribuição direta de empresas para o avanço cultural do estado, representados em investimentos na recuperação do patrimônio, transformação e manutenção dos espaços. Conheça você também o Circuito Cultural Praça da Liberdade.




Com a transferência da sede adminstrativa do Governo de Minas para a Cidade Administrativa, a Praça da Liberdade ganhou novos ares.
Os belos casarões antigos que antes eram ocupados por órgãos públicos estão sendo revitalizados e transformados em museus e centros culturais. É o projeto Circuito Cultural Praça da Liberdade.
Atualmente já há sete centro culturais em funcionamento: Espaço TIM UFMG do Conhecimento, Memorial Minas Gerais – Vale, Arquivo Público Mineiro, Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, Museu das Minas e do Metal, Museu Mineiro e o Palácio da Liberdade. E outros seis estão em fase de implantação: Casa Fiat de Cultura, Centro Cultural Banco do Brasil, Centro de Arte Popular – CEMIG, Inhotim Escola, Museu do Automóvel e Museu do Homem Brasileiro – FRM.
Visitamos o Memorial Minas Gerais – Vale e ficamos impressionados com a qualidade do museu.
A bela fachada da antiga Secretaria da Fazenda foi totalmente restaurada. No interior do edifício, o piso trabalhado e a bela escada de ferro trazida da Bélgica relembram os tempos áureos das Minas Gerais.
Museu Minas ValeMuseu Minas ValeMuseu Minas Vale
Os três andares do casarão abrigam exposições modernas e interativas com as manifestações contemporâneas, populares e folclóricas que compõem a identidade de Minas. Tudo de uma forma bem tecnológica e interessante.
Na sala do Panteão da Política Mineira, os quadros com os personagens importantes da Inconfidência interagem e conversam entre si, ao estilo Harry Potter. É interessantíssimo!  Na sala Modernismo, uma iluminação especial e esferas coloridas permitem que o visitante escolha os temas relacionados ao Modernismo que deseja saber maiores detalhes.
Na sala Vilas Mineiras, uma maquete das vilas mineiras do século XVIII e XIX mostram como era a vida diária da população, com direito até à mudança do cenário para demonstrar o anoitecer.
Museu Minas Vale Museu Minas Vale
Na sala Casa da Ópera, há uma réplica da Ópera de Ouro Preto. Na Sala Vale do Jequitinhonha, é possível admirar várias peças do artesanato do Vale do Jequitinhonha.
Museu Minas Vale Museu Minas ValeMuseu Minas Vale
Em outro espaço, manequins confeccionados por Ronaldo Fraga trazem trechos dos poemas de Carlos Drummond de Andrade.
Museu Minas Vale
Há ainda várias salas com vídeos interativos, além de espaço de leitura e midiateca, com  documentários e músicas a disposição do público. Tem também um espaço onde o visitante pode tirar uma foto para integrar a galeria do museu.  E, em breve, haverá a possibilidade de gravar um vídeo contando histórias e memórias familiares para integrar o acervo do museu – A família mineira.
Então fica a dica: em BH, não deixe de visitar a Praça da Liberdade e o interessantíssimo Memorial Minas Gerais – Vale.

Informações úteis:

A entrada ao museu é gratuita.
Há visitas guiadas gratuitas aos sábados e domingos de hora em hora. De terça a sexta, as visitas guiadas ocorrem às 10h, 12h, 14h e 15h30. A duração das visitas guiadas é de 1h30 a 2h.
Funcionamento: de terça a domingo. Às terças, quartas, sextas e sábados, a entrada é das 10h às 17h30, com permanência até às 18h. Às quintas-feiras, a entrada é das 10h às 21h30, com permanência até às 22h. Aos domingos, a entrada é das 10h às 13h30, com permanência até às 14h. Mais informações pelo tel: (31) 3343-7317
End: Memorial Minas Gerais – Vale: Praça da Liberdade, s/ n., esquina com Rua Gonçalves Dias, Belo Horizonte/MG.

GUIA DE TURISMO HENRIQUE FÉLIX
henriktour@hotmail.com
(31) 94316649


Nenhum comentário: