sexta-feira, 1 de março de 2013

BELO HORIZONTE NO TURISMO


Os novos museus na Praça da Liberdade em BH. Foto: GC/Blog Vambora
Os novos museus na Praça da Liberdade em BH. Foto: GC/Blog Vambora
A Belo Horizonte que eu conheci há alguns anos atrás não é mais a mesma. Cidades podem mudar e no caso de Belo Horizonte as coisas estão só melhorando. Veja a Praça da liberdade por exemplo: a antiga sede do governo do Estado, construída no final do século XIX, cheia de prédios históricos e casarios de estilo eclético, agora sofre uma transformação impressionante, tornando-se o principal centro cultural da cidade.
São 11 casas (sedes das antigas secretarias do governo) que viraram institutos culturais. Por enquanto estão abertos o Palácio da Liberdade; Espaço TIM UFMG do Conhecimento; Museu das Minas e do Metal EBX; Memorial de Minas Gerais Vale; Biblioteca Pública Estadual, Sede do Circuito Estadual, Arquivo Público Mineiro, além de um café, que está sendo construído entre o Museu Mineiro e o Arquivo Público Mineiro.
Ainda serão abertos o Centro Cultural Banco do Brasil, Centro de Arte Popular Cemig e o Museu do Homem Brasileiro, tudo em volta da linda e muitíssimo bem cuidada Praça da Liberdade, com suas palmeiras centenárias e um clima de cidade interiorana com um coreto e banquinhos de madeira ao seu redor.
Espaço TIM do Conhecimento. Foto: GC/Blog Vambora
Espaço TIM do Conhecimento. Foto: GC/Blog Vambora
Olhando o lugar numa vista rápida, você nunca imaginaria encontrar, por exemplo, o Espaço TIM UFMG do conhecimento. Um museu moderno, interativo e lindo, com direito a até um planetário do seu último andar. Sim, um planetário em plena Praça da Liberdade no centro de BH!
Nos 5 andares do edifício, totalmente reformado (com uma fachada totalmente modernosa e interativa), o visitante é levado a fazer uma viagem pela criação do Universo, passando pelos períodos geológicos, desenvolvimento das formas de vida na terra e como o homem (incluindo o mineiro) se apropriou da terra e se desenvolveu. Crianças e adultos curiosos ficam em êxtase com a quantidade de coisas legais para se ver, fazer, mexer, brincar…
BH tem até planetário agora! Foto: Divulgação
BH tem até planetário agora! Foto: Divulgação
Tudo muito bem explicado e didático. No térreo, um café aberto para a rua, charmozérrimo, faz você pensar onde você realmente está, e o planetário, no topo do edifício, faz a visita ser ainda mais mágica. Em breve, será possível também observar as estrelas, diretamente do teto do edifício, através de telescópios de última geração.
No geral, como todos os museus ainda não estão funcionando completamente, vale a pena conferir os horários de visita e abertura, para programar o que visitar.http://www.circuitoculturalliberdade.mg.gov.br/programacao-contatos
Edifício Niemeyer ao lado no novo Centro cultural Banco do Brasil. Como é gostoso passear pela Praça da Liberdade! Vambora?! Foto: GC/Blog Vambora
Edifício Niemeyer ao lado no novo Centro cultural Banco do Brasil. Como é gostoso passear pela Praça da Liberdade! Vambora?! Foto: GC/Blog Vambora

GUIA DE TURISMO DE MINAS GERAIS 
HENRIQUE FÉLIX 
HENRIK TOUR
henriktour@hotmail.com
(31) 94316649

Um comentário:

Igor Abrahão de Carvalho disse...

Está ficando muito bonito mesmo!

Abraço e sucesso!