quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Lendas de Minas Henrik Tour http://henriktourviagens.com.br/

Lenda Mãe do Ouro


A loura do banheiro não é a única mulher de cabelos dourados que assombra os brasileiros. Há outra que vaga por nossa terra há alguns séculos. É a Mãe do Ouro, entidade que, se assusta incautos pelo interior do país, pelo menos indica, com sua presença, onde há veios de ouro inexplorados. Quem testemunhou suas aparições relata que ela costuma surgir depois do anoitecer, em forma de uma luz dourada, ligada a uma cauda luminosa. Quem teve coragem de se aproximar garante que viu uma mulher muito bonita, coberta de ouro. Dizem que quem chegar perto a ponto de sacudir seus cabelos fica rico tal a quantidade do metal precioso que se desprende de suas melenas.
Lenda Mãe do Ouro


Pessoas que andam sozinhas à noite pelas estradas são as preferidas pela Mãe do Ouro. Principalmente pelos caminhos que cortam e ligam Raposos, Caeté, Morro Vermelho e Sabará, em Minas Gerais, cidades também ligadas à Estrada Real. A luz que dela emana é tão forte que aqueles que nela põem seus olhos ficam muito sensíveis à claridade e têm que viver na escuridão por semanas a fio. Quem resolveu atacá-la se arrependeu de forma amarga. Um morador de Camargos disparou contra a bola luminosa, que se avolumou e o perseguiu por quilômetros. Desesperado, o homem se atirou para a morte em um precipício. Uma ex-prefeita de Mariana garante até hoje que seu irmão teve as córneas queimadas ao mirar diretamente para a Mãe do Ouro.

As histórias que correm pelo interior de Minas dão conta que uma das primeiras aparições da Mãe do Ouro ocorreu ainda na época do Brasil Colônia. A tradição oral relata que no Vilarejo de Rosário, às margens do Rio Cuiabá, vivia um dono de minas sanguinário e cruel. Obrigava seus escravos a lhe entregar, todos os dias, uma determinada quantia de ouro. Quem não conseguisse extrair da terra o peso exigido do metal precioso tinha um dos dedos da mão arrancado com alicate. Para um dos mais velhos escravos, encontrar tal quantidade de ouro se tornava mais difícil a cada dia. Até que mais uma vez não achou nem uma mísera pepita. Triste, mas resignado, se conformara em perder o terceiro dedo da mão esquerda, quando então surgiu a sua frente um círculo de luz dourada, que se transformou numa linda moça.

Lenda Mãe do Ouro - Mais informações aqui:

Nenhum comentário: