terça-feira, 24 de setembro de 2013

Igreja do Ó em Sabará Henrik Tour Receptivo de Minas

A cidade de Sabará, uma das cidades do Ciclo do Ouro que está localizada a 19 km de Belo Horizonte guarda um tesouro da arquitetura colonial barroca. Uma capela com traços simples por fora, mas com uma riqueza interna que deixa qualquer visitante admirado: a Igreja Nossa Senhora do Ó.


A simplicidade do exterior da Igreja do Ó em contraponto a exuberância interna - Foto: Setur-MG

Localizada no antigo Arraial de Tapanhuacanga, fundado pelo paulista Bartolomeu Bueno da Silva e seus parentes, a capela foi fundada após 1718 por devotos de Nossa Senhora da Expectação do Parto. A Festa da Padroeira era comemorada na semana que antecede o Natal, quando eram cantadas as Ladainhas, repetindo, a cada dia, as sete antífonas (versículos) sempre precedidos por um Ó, fato que levou a ser popularmente denominada de Igreja do Ó.

Considerada como uma jóia de arte barroca do século XVIII, a igreja construída inicialmente de taipa e pau a pique tem seu interior em madeira, cedro e ouro, com pinturas emolduradas com temas da vida de Cristo e de Nossa Senhora.

Uma das curiosidades que cercam o rico interior da igreja é que as pinturas e ornamentos têm motivos chineses em sua composição, tendo inclusive a retratação de algumas figuras bíblicas com os olhos puxados. Sem registros este fato leva os estudiosos a crerem que a decoração deve ter sido feita por artesãos provindos de possessões portuguesas do Oriente.


Motivos orientais nas telas e imagens com olhos puxados - Foto Internet

Uma obra rica em detalhes

Não tem como não se encantar e se admirar com a quantidade de detalhes presentes na Igreja do Ó. De um exterior simples a uma riqueza expressa em seu altar e nos seus painéis.

Suas paredes laterais são de madeira e adobes. Cobertura em duas águas, com beirais de cachorros. A talha dourada, sobre fundo vermelho, dá ao conjunto um caráter de riqueza. O tratamento do entalhe é do melhor nível erudito, com acabamento extremamente elaborado, denunciando o perfeito domínio da arte por seu autor ou autores. Púlpito único, em balanço, ao lado do evangelho, com guarda corpo vazado em madeira recortada e pintada.


O interior da capela é repleto de detalhes que deixam os visitantes admirados - Foto: Internet

Na decoração do rico interior da Capela esculturas do retábulo possuem características do primeiro período do Barroco que decorre, em boa parte, da predominância de certos elementos de policromia – o ouro, o vermelho, o azul – que se complementam em composições de excepcional harmonia. O gosto oriental dessa ornamentação é acentuado pela presença, na face frontal, do arco cruzeiro, de sete painéis em estilo e motivos chineses, delicadamente pintados em ouro sobre azul.

No forro da nave há quinze painéis emoldurados, com pintura decorativa em ramagens e cartelas, contendo símbolos da ladainha de Nossa Senhora. Nas paredes laterais existem quatorze painéis, com pinturas figurativas alusivas ao nascimento e à infância de Cristo.

A luz suave que vem da sacada da capela acentua as figuras e os detalhes da tala e ajuda a compor o ambiente desta linda obra barroca.



Sylvio de Vasconcellos, um dos autores da obra “Minas: cidades barrocas” cita que a capela é o “próprio ouro das Minas. Por fora, cascalho rude; por dentro o mais valioso metal. Por fora posta em modéstias; por dentro esplendendo em belezas”

Mais uma preciosidade de Minas Gerais que você deve conhecer com a D’Minas Turismo.

Fonte: Wikipédia e Sabará Net

faça seu passeio com a Henrik Tour agencia de turismo receptivo em Minas 



(31) 94316649 / 85992160
contato@henriktour.com

Nenhum comentário: