
A simplicidade do exterior da Igreja do Ó em contraponto a exuberância interna - Foto: Setur-MG
Localizada no antigo Arraial de Tapanhuacanga, fundado pelo paulista Bartolomeu Bueno da Silva e seus parentes, a capela foi fundada após 1718 por devotos de Nossa Senhora da Expectação do Parto. A Festa da Padroeira era comemorada na semana que antecede o Natal, quando eram cantadas as Ladainhas, repetindo, a cada dia, as sete antífonas (versículos) sempre precedidos por um Ó, fato que levou a ser popularmente denominada de Igreja do Ó.
Considerada como uma jóia de arte barroca do século XVIII, a igreja construída inicialmente de taipa e pau a pique tem seu interior em madeira, cedro e ouro, com pinturas emolduradas com temas da vida de Cristo e de Nossa Senhora.
Uma das curiosidades que cercam o rico interior da igreja é que as pinturas e ornamentos têm motivos chineses em sua composição, tendo inclusive a retratação de algumas figuras bíblicas com os olhos puxados. Sem registros este fato leva os estudiosos a crerem que a decoração deve ter sido feita por artesãos provindos de possessões portuguesas do Oriente.

Motivos orientais nas telas e imagens com olhos puxados - Foto Internet
Uma obra rica em detalhes
Não tem como não se encantar e se admirar com a quantidade de detalhes presentes na Igreja do Ó. De um exterior simples a uma riqueza expressa em seu altar e nos seus painéis.
Suas paredes laterais são de madeira e adobes. Cobertura em duas águas, com beirais de cachorros. A talha dourada, sobre fundo vermelho, dá ao conjunto um caráter de riqueza. O tratamento do entalhe é do melhor nível erudito, com acabamento extremamente elaborado, denunciando o perfeito domínio da arte por seu autor ou autores. Púlpito único, em balanço, ao lado do evangelho, com guarda corpo vazado em madeira recortada e pintada.

O interior da capela é repleto de detalhes que deixam os visitantes admirados - Foto: Internet
Na decoração do rico interior da Capela esculturas do retábulo possuem características do primeiro período do Barroco que decorre, em boa parte, da predominância de certos elementos de policromia – o ouro, o vermelho, o azul – que se complementam em composições de excepcional harmonia. O gosto oriental dessa ornamentação é acentuado pela presença, na face frontal, do arco cruzeiro, de sete painéis em estilo e motivos chineses, delicadamente pintados em ouro sobre azul.
No forro da nave há quinze painéis emoldurados, com pintura decorativa em ramagens e cartelas, contendo símbolos da ladainha de Nossa Senhora. Nas paredes laterais existem quatorze painéis, com pinturas figurativas alusivas ao nascimento e à infância de Cristo.
A luz suave que vem da sacada da capela acentua as figuras e os detalhes da tala e ajuda a compor o ambiente desta linda obra barroca.
Sylvio de Vasconcellos, um dos autores da obra “Minas: cidades barrocas” cita que a capela é o “próprio ouro das Minas. Por fora, cascalho rude; por dentro o mais valioso metal. Por fora posta em modéstias; por dentro esplendendo em belezas”
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Fonte: Wikipédia e Sabará Net
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