quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Museu da gruta de Maquiné

Espaço construído junto às grutas  exploradas por Peter Lund foi inaugurado hoje .

Um dos sete salões da cavidade rochosa e o novo edifício junto à entrada da caverna (detalhe.): 48 000 visitantes em 2012

As montanhas do cerrado, na região de Cordisburgo, a 127 quilômetros de Belo Horizonte, escondem uma formação calcária de mais de 600 milhões de anos, estalactites e estalagmites resultantes do gotejamento de água das fendas das cavernas, pinturas rupestres e muitas histórias. Elas começaram a ser descobertas pelo cientista e pesquisador dinamarquês Peter Lund (1801-1880) a partir de 1834. Foi ali, na Gruta do Maquiné, que ele encontrou os primeiros fósseis brasileiros. "Meus olhos nunca viram nada de mais belo e magnífico nos domínios da natureza e da arte", escreveu Lund, em carta enviada à sua terra natal. O trecho da correspondência está estampado na parede do novo Museu Gruta do Maquiné, que foi inaugurado hoje. O espaço de 400 metros quadrados é uma espécie de antessala da gruta, um túnel high tech que leva à pré-história. Lá, modernos painéis, vídeos e instalações interativas revelam curiosidades sobre o lugar. Há também reproduções de achados preciosos, como os fósseis de uma preguiça encontrados na cavidade rochosa.

Descoberta em 1825 pelo fazendeiro Joaquim Maria Maquiné - e, uma década mais tarde, explorada por Lund e seu conterrâneo botânico Eugenius Warming (1841-1924) -, a gruta tem sete salões, em diferentes níveis, que somam 650 metros lineares percorridos em visitas guiadas. O passeio não é só uma viagem cultural, mas também um momento lúdico. "A fantasia rende boas risadas aqui dentro", diz o gerente da gruta, Mário Oliveira, que confessa se di­­vertir com a imaginação dos frequentadores. Onde o especialista enxerga uma complexa coluna de estalagmite, muitos visualizam o Castelo de Grayskull, a fortaleza do herói do desenho animado He-Man, exibido pelo ca­­nal pago Gloob. É comum ver crianças, jo­­vens e idosos tentando provocar ecos ou caçar os morcegos, que ficam dependurados nas frestas mais escuras.

Cerca de 48 000 visitantes estiveram na Gruta do Maquiné em 2012. Foi o maior público registrado entre as três grutas mineiras por onde Lund passou - há ainda a Lapinha, em Lagoa Santa, e a do Rei do Mato, em Sete Lagoas. Com a inauguração do museu, a expectativa é que esse número seja ainda maior neste ano. De olho nos turistas da Copa do Mundo, a Secretaria Estadual de Cultura pretende criar e divulgar a Rota Peter Lund, com sete paradas entre Belo Horizonte e Cordisburgo, passando por Lagoa Santa e Sete Lagoas (veja o mapa na pág. ao lado). O ponto final do roteiro seria o Museu Casa Guimarães Rosa, em Cordisburgo. O grande escritor nascido na cidade recheou sua obra com referências sobre a Gruta do Maquiné.

Museu Gruta do Maquiné
MG 421, quilômetro 6, Cordisburgo, ☎ 3715-1560. Todos os dias, das 8h às 17h. R$ 16,00 (inteira) e R$ 8,00 (meia). Crianças menores de 5 anos não pagam.

Fazemos passeios regulares para a gruta


(31) 94316649 / 85992160
henriktour@hotmail.com


Nenhum comentário: