quarta-feira, 10 de abril de 2013

Turismo pedagógico - Minas Gerais

















  A segmentação pode ser entendida como uma forma de organizar a atividade turística a fim de facilitar o planejamento, gestão e mercado. Os segmentos podem ser estabelecidos a partir dos elementos de identidade da oferta e também das características e variáveis da demanda. Pensando em atender a um público composto por estudantes de diversos níveis e, revertendo a imagem estereotipada das excursões escolares, o turismo pedagógico tem como objetivo tornar a viagem o elemento motivador para observar em determinados lugares, os diversos conteúdos expostos em sala de aula, de maneira interdisciplinar e assim, contribuir para a formação do pensamento crítico dos alunos.



O turismo pedagógico é uma atividade relativamente recente no Brasil e é também uma das ações que contribuem com a prática sustentável, pois tendo uma visão em longo prazo, permite com que os viajantes desfrutem de um contato direto com a população local, problematizando a relação homem contemporâneo, cultura e natureza. Aproveitando-se do ambiente fora de sala de aula, as explanações in loco permitem uma liberdade maior aos estudantes, visto que elas serão feitas com uma linguagem menos formal e adequada a cada tipo de grupo e assim, pode-se estimular a socialização das idéias, a construção coletiva do conhecimento, contrapor as teorias vistas nas escolas e a realidade e, sensibilizá-los quanto às responsabilidades individuais frente aos problemas.

Sendo assim, o turismo se torna uma ferramenta auxiliar na compreensão, contextualização e fixação das aulas, ao passo que modifica a dinâmica de exposição de temas. Conforme a Paranapiacaba Ecotur pesquisas demonstram que nós lembramos 20% daquilo que escutamos, 50% daquilo que vemos e 80% de tudo que fazemos. Ou seja, a experiência é mais bem aproveitada quando envolve a participação ativa de todos os interessados. Trazer o aluno para um ambiente novo, e desenvolver um trabalho relacionado às experiências vividas resultam em um melhor aprendizado.

Desta forma, os educadores devem pensar em diversos quesitos que podem ser abordados nas viagens, quais os locais onde se pode ter contato direto com determinadas situações e, principalmente, a relação destes com os assuntos que já foram ou serão tratados, tendo em vista o crescimento pessoal e profissional dos indivíduos envolvidos através da motivação e mudança de atitudes. Logo, consequentemente, pode-se obter uma mudança significativa no modo de educar, fazendo com que professores deixem suas zonas de conforto, ao somente transmitirem informações, passando a ser um elemento facilitador da construção do conhecimento e, por sua vez, alunos deixam a inércia e a comodidade, para problematizarem o cenário apresentado.

Contudo, tem-se que refletir com relação a que tipo de cidadãos que a sociedade necessita, com isso, o que devemos fazer para reverter o quadro cartesiano de diversas instituições de ensino e, o turismo pode contribuir como um agente efetivo e eficaz para que essa mudança seja realizada, graças a atividades pedagógicas. Em sumo, a atividade turística vem se mostrando como uma sensibilizadora e impulsionadora de mudanças a fim de preservar o meio ambiente, o patrimônio histórico-cultural e bens imateriais e, para que esta meta seja alcançada, a educação é um tema transversal e fundamental, com isso, justifica-se a necessidade de atividades educadoras durante visitas, pois refletindo criticamente e transformando isto em ações, pode-se mudar o panorama atual de maneira consciente.






(31) 94316649
(31) 85992160
henriktour@hotmail.com

Nenhum comentário: