sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

CARRANCAS UM PARAÍSO EM QUEDAS D' AGUAS


Duas caras feias que se olhavam. Dizem os antigos habitantes que essa foi a origem do nome "Carrancas". Uma formação rochosa, avistada pelos primeiros bandeirantes que passaram pela região, batizou esta cidade mineira. Abençoada por uma natureza exuberante e cercada de nascentes, Carrancas é mais um paraíso perdido das montanhas de Minas, onde é possível e preciso esquecer da vida e se entregar às delícias de suas águas e paisagens.
A princípio o turista pode imaginar que Carrancas é mais um município da bacia do rio São Francisco, noroeste de Minas. Nada disso, a cidade fica no vale do rio Grande, porta de entrada para as maravilhas encontradas no sul do estado. Mesmo assim podemos estabelecer alguns paralelos.
Os barcos que sobem e descem o São Francisco geralmente levam esculpida na proa a imagem de uma Carranca, entidade que os pescadores acreditam ser capaz de espantar os maus espíritos. Digamos que na cidade de Carrancas é um pouco diferente. Suas belezas naturais - esculpidas nas montanhas, cachoeiras e grutas - é que desempenham este papel. Esqueça os compromissos, o relógio, o estresse. Em Carrancas estes e outros "artigos" modernos não farão o menor sentido. Uma ressalva: de feia Carrancas não tem nada. As semelhanças terminam aí.
Cachoeira da Zilda

Complexo da Zilda

Complexo da Zilda
A localização da curiosa formação rochosa que batizou a cidade é desconhecida, o que nos leva a questionar a veracidade de sua existência. Mesmo assim isto tem pouca importância dentro do conjunto natural oferecido. Berço de muitas nascentes, Carrancas tem mais de 50 quedas d'água, além de grutas e mirantes fabulosos. Toda esta riqueza foi descoberta há poucos anos. E ainda há muito a ser mapeado e aberto à visitação. Sua flora também encanta, rica que é em espécies raras. Destacam-se as orquídeas, sempre-vivas, bromélias e quaresmeiras.
Cachoeira Luciano
Ecoturismo e turismo rural tem um grande potencial na região. As fazendas antigas completam o cenário bucólico. Nelas é possível se introduzir na vida simples do homem do campo, com seu ritmo silencioso e tranquilo, perto de um tempo passado e aparentemente distante. Carrancas é considerada pela Embratur como "Município com Potencial Turístico.

Trilhas que levam a belezasPoço do CoraçãoO baile das águas

Contato Henrique Félix Guia de turismo de Minas Gerais
(31) 25114469 / 94316649 / 85992160
E-mail henriktour@hotmail.com

Nenhum comentário: