segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

ECOTURISMO EM CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO-MG


Conceição do Mato Dentro - MG esta situada em uma região de montanhas. O município é rico em curso de água, com formação de lagospoços e cachoeiras. Também, apresenta pedreiras, grutas campos rupestres e uma grande variedade de paisagens naturais que a todos encanta. É um município com grande potencial natural que resguarda raros ecossistemas que compõem a Cadeia do Espinhaço.É uma região divisora das bacias do Rio São Francisco e do Rio Doce, apontada como uma área de extrema importância biológica. Buscando garantir a integridade destes importantes ecossistemas, a Prefeitura instituiu a criação do Parque Natural Municipal Ribeirão do Campo - Parque do Tabuleiro, Área de Proteção Ambiental (APA) Serra do Intendente e Parque Natural e Municipal Salão das Pedras. São inúmeras quedas, piscinas naturais, formadas por nascentes e corredeiras.
A cobertura vegetal das Unidades de Conservação é constituída por Campos de CerradoCampos Rupestres,Matas de Galeria e Capões. O relevo acidentado formado por encostas rochosas tornou-se refúgio para diversas espécies da região como o tamanduá mirim, veado campeiro, o lobo guará, a paca, o quati, onça parda, o tatu galinha e a capivara. A topografia acidentada e a riqueza dos recursos hídricos acaba por formar belas cachoeiras lagos, com destaque para a Cachoeira do Tabuleiro com 273 metros de queda, sendo a maior queda d'água de Minas Gerais e a terceira maior do Brasil, tendo sido eleita como a Cachoeira mais bonita do país pelo Guia Quatro Rodas 2003. As formações rochosas do Salão de Pedras, incluindo a Colina da Paz, também, merecem destaque pela composição de seus elementos, com cavernas, estreitos, passagens e mirantes.

CACHOEIRA DO TABULEIRO

Vista Panorâmica da Cachoeira do Tabuleiro



Cachoeira do Tabuleiro esta localizada em Conceição do Mato Dentro - MG. Em Minas Gerais ela se destaca por ser a maior cachoeira do estado, com seus 273 metros de queda livre, cercada por um imponente paredão rochoso com tons avermelhados. O volume da cachoeira varia de acordo com as estações das chuvas, formando um grande poço de aproximadamente, 700 m² e 18 m de profundidade. A temperatura de suas águas está sempre abaixo dos 20°C. A vegetação em seu entorno é composta por pequenas manchas de matas de galeria, campos rupestres e cerrado. Seguindo o curso do rio Ribeirão, tem-se um grande vale com diversos poços entre as pedras, propícios para banho. Já na parte alta da cachoeira há formação de pequenas quedas d'água e poços.


CANYON DO PEIXE TOLO
Canion do Peixe Tolo MG
Canion do Peixe Tolo - MG

Cânyon do Peixe Tolo está na Área de Proteção Ambiental da Serra do Intendente - Zona de Preservação da Vida Silvestre, na região do Rio Parauninha. Em meio ao Canyon encontra-se a segunda maior cachoeira da região com aproximadamente 200 metros de queda livre, denominada Cachoeira do Peixe Tolo.


SERRA DO INTENDENTE

Placa Serra do Intendente

Parque Estadual Serra do Intendente onde se localiza a Cachoeira do Tabuleiro está a apenas 17 km do eixo principal da Estrada Real.
É apontado como um dos maiores expoentes da bio diversidade do planeta.
A vegetação de transição (ecônoto) entre a Mata Atlântica, o Cerrado e os Campos Rupestres propiciou o surgimento de muitas espécies endêmicas, únicas no lugar. 


SERRA DO CIPÓ

Serra do Cipó
Serra do Cipó situada ao sul da Serra do Espinhaço, é uma região belíssima chamado por um dos maiores paisagistas do Brasil e do mundo, Roberto Burle Marx, de "Jardim do Brasil", devido seus campos floridos e mais de 300 cachoeiras e inúmeros atrativos O atual Parque era caminho para diversas cidades, tais como Serro e Diamantina. Formado por montanhas, rios, cachoeiras e campos de relevo acidentado.



SERRA DO ESPINHAÇO

Serra do Espinhaço
Serra do Espinhaço

A paisagem urbana é um retrato do passado, com calçamentos originais do século XVII se estendem pelas ruas de casario colonial entre chafarizes históricos e igrejas do Barroco Mineiro emoldurados pelas montanhas, cidade com menos de 20.000 habitantes, cheias de encantos mistérios e histórias pra contar.


CACHOEIRA DE CONGONHAS

Cachoeira Congonhas
Cachoeira Congonhas

Cachoeira de Congonhas está localizado em um afluente do Rio Preto, próximo à entrada do cânion ou boqueirão do Rio Preto. A Cachoeira é formada entre grandes paredões rochosos, de aproximadamente 90 metros de altura, com uma queda principal com pequeno volume d'água que se divide e cai sobre rochas, provocando o efeito de Véu da Noiva. O poço da Cachoeira do Congonhas tem aproximadamente 86m² e sua profundidade é pequena (1,5m no máximo). Suas águas são frias e transparentes.


PARQUE NATURAL SALÃO DE PEDRAS

Salão de Pedras - Conceição do Mato Dentro - MG
Parque Natural Municipal do São das Pedras foi criado em dezembro de 1999, tem uma área de 857 hectares. Formada por vegetação de Campos de Altitude, com afloramentos rochosos, devido as ações da chuva e do vento ao longo dos anos, formaram esculturas interessantes.
Dá para ver o melhor por do sol e os astros à noite.


CACHOEIRA RABO DE CAVALO

Cachoeira Rabo de Cavalo
Cachoeira Rabo de Cavalo

A Cachoeira Rabo de cavalo está localizado na Área de Proteção Ambiental Peixe Tolo, em um imponente paredão de 120m de altura e sua queda, formada por dois cursos d'água, se divide em duas paralelas com aproximadamente 40m cada uma (que se unem logo depois, formando uma única queda de, aproximadamente 80m de altura). Forma um grande poço de aproximadamente 1.750m² e sua profundidade é superior à 6m.


POÇO PIRAQUARA

Poço Piraquara
Poço Piraquara é formado pelo Rio Piraquara, possui aproximadamente 600m² de área por 3m de profundidade. A água possui temperatura agradável, tonalidade cinza escura e é bastante corrente. Seu entorno é constituído por área gramada, de relevo irregular e por mata ciliar rala. Acima do curso do rio encontram-se outra piscinas naturais, cercadas por mata ciliar mais densa. A área está protegida pela Lei Orgânica Municipal


POÇO AZUL

Poço Azul
O Poço Azul É um pequeno poço, todo ladeado por rochas, formado por um filete d'água que nasce nas proximidades do Salão de Pedras. Tem aproximadamente 42M² de área e profundidade máxima de 1,8M. A água impressiona por sua tonalidade azul e por sua transparência.
A vegetação do entorno é formada por campos rupestres. Seguindo-se o riacho, encontram-se pequenas quedas e poços propícios para banho e duchas durante o ano todo.


CÓRREGO DO BAÚ

Córrego do Baú
Córrego do Baú forma um complexo de atrativos composto por alguns "panelões" formados nas rochas e por duas quedas d'água (baú e Baú de Baixo). O volume d'água é pequeno, de boa aparência e temperatura agradável. A Cachoeira do Baú tem aproximadamente 4m de altura, mas não forma poço, já que a água cai diretamente nas rochas. A área é contornado por blocos de pedra e mata ciliar bastante rala. O local é propício para duchas. A Cachoeira do Baú de Baixo tem aproximadamente 20m de altura, apresentando uma única queda que também não forma poço, pois a água cai em cima de blocos de pedras. Sua vegetação circundante é constituída de cerrado e mata ciliar. A parte de cima propicia uma vista panorâmica do encontro do Córrego do Baú com Rio Santo Antônio, além de uma extensa mata com árvores de médio porte.


CACHOEIRA DO MUTAMBO

Cachoeira Mutambo
A Cachoeira do Mutambo possui uma única queda de aproximadamente 30m de altura. Tem um volume d'água pequeno e não forma nenhum poço, pois desagua em cima de rochas. Sua água é bastante fria, transparente e inodora, ideal para banhos de ducha. Sua vegetação circundante é formada por uma mata bastante densa, apresentando árvores de porte médio.



CACHOEIRA TRÊS BARRAS

Cachoeira Três Barras
A queda da Cachoeira Três Barras tem aproximadamente 13m de altura. A cachoeira é formada em um paredão de aproximadamente 40m de largura. A Cachoeira de Três Barras possui grande volume d'água durante todo o ano, aumentando nos períodos de chuva. O poço formado pela queda têm aproximadamente 1.200m² e sua profundidade é superior à 3m. A água tem temperatura agradável, é inodora e tonalidade caramelo.


CACHOEIRA DE CUBAS

Cachoeira de Cubas
A Cachoeira de Cubas é Circundado por formações rochosas e matas ciliares, a Cachoeira do Cubas possui uma queda de aproximadamente 50m de altura, sendo que 10m são em cascata e o restante em que livre. Seu poço é pequeno e raso, ideal para banhos e duchas. Sua vegetação circundante é constituída por mata ciliar e de galeria, apresentando grande quantidade de palmeiras nativas.
Localização: Área particular no povoado de Cubas


LAPA DO PASSA CINCO

Lapa do Passa Cinco
Lapa do Passa Cinco

Sítio arqueológico com pinturas rupestres (cerca de mais de 7 mil anos) e gruta.



POÇO DO VAL OU POÇO RIO PRETO

Poço do Val ou Poço do Rio Preto
O  é formado no curso do Rio Preto e possui aproximadamente 800m². É ladeado por grandes blocos de pedras e mata ciliar com árvores de médio porte.

Sua água tem tonalidade marrom escura e temperatura fria. É propício para banho, mas o poço exige cuidados do visitante devido a presença de blocos de pedras submersos. A vegetação circundante é constituída por matas ciliares, de galeria e gramíneas (pastagem). Existem peixes como piau, lambari, pirapetinga, manoi, traíra entre outros.

Poço Pari


Poço Pari é formado pelo encontro de dois cursos d'água (Rio Preto e Córrego Grande) e possui uma área de aproximadamente 200m². Sua profundidade é superior à 3 m. É circundado por formações rochosas, mata ciliar e de galeria, além de uma pequena praia de cascalho branco. Há pequenas quedas e corredeiras no curso d'água que formam "panelões". Sua água tem tonalidade caramelo e a temperatura é agradável, propícia para banhos.

ORGANIZO EXCURSÕES PARA O TABULEIRO
Contato  (31) 94316649
             (31) 85992160
E-mail : henriktour@hotmail.com

Nenhum comentário: