domingo, 1 de julho de 2012

Teatro Francisco Nunes de volta à cena e revigorado




O cenário cultural de Belo Horizonte vai voltar a contar com um importante patrimônio que completa 62 anos de existência em 2012. O Teatro Francisco Nunes, localizado no mais antigo patrimônio ambiental da capital, o Parque Municipal, será restaurado e modernizado por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Fundação Municipal de Cultura, e a Unimed-BH. As duas instituições firmaram ontem, em solenidade realizada na sede da PBH, no Centro, um acordo que faz parte do programa Adote um Bem Cultural, mecanismo criado pela Prefeitura para incentivar a parceria entre o poder público e a iniciativa privada na restauração, conservação e promoção dos bens culturais sob proteção municipal. Além do prefeito Marcio Lacerda, o evento contou com as presenças da presidente da Fundação Municipal de Cultura, Thaïs Pimentel, e do diretor-presidente da Unimed-BH, Helton Freitas, entre outras autoridades.

Com projeto arquitetônico da Lazuli Arquitetura, aprovado pela Fundação Municipal de Cultura, a Unimed-BH vai investir R$ 10 milhões no planejamento e na execução das obras. O teatro receberá novas cadeiras, um sistema de ar condicionado e a reforma da caixa cênica, dos sistemas de som e iluminação, da sala de aquecimento para artistas e camarins, da bilheteria, dos banheiros, da lanchonete e da cozinha. O foyer ganhará pé direito duplo, com uma única entrada central e um espaço para exposições. O jardim lateral também será revitalizado, além de serem abertas salas para administração. A iniciativa está em fase de projeto executivo e as obras devem ser iniciadas no segundo semestre deste ano. A reinauguração do espaço está prevista para fevereiro de 2014. O investimento da Unimed será realizado em contrapartida aos projetos de implantação de novas unidades assistenciais, como a Central de Consultórios Médicos, o Instituto de Ensino e Pesquisa em Saúde e o Centro de Promoção da Saúde.

“A reforma do espaço representa o resgate de um símbolo de destaque na história de Belo Horizonte, que é muito importante para a vida de cada um dos cidadãos belo-horizontinos”, disse o prefeito Marcio Lacerda, que destacou a importância da ação para a capital. Marcio explicou ainda que, mesmo a obra sendo feita pela Unimed como medida compensatória pelas unidades de saúde que estão sendo construídas na capital, o espaço vai continuar tendo caráter público e sendo administrado pela Prefeitura.

Helton Freitas, presidente da Unimed-BH, reiterou que, com a revitalização do Francisco Nunes, será devolvido para a capital um de seus maios importantespatrimônios, que representa, inclusive, um símbolo afetivo para muitos mineiros. Helton também destacou a relação existente entre a saúde e outras áreas, como a cultura e o lazer, citando outras importantes intervenções já realizadas na cidade. “Nós acreditamos que pessoas saudáveis precisam de acesso à cultura, à educação, à tecnologia, a oportunidades de emprego, ou seja, de acesso à cidadania. A partir dessa crença, a praça Floriano Peixoto foi devolvida à cidade, em 2010, totalmente restaurada e revitalizada. E, no ano seguinte, a cooperativa construiu e equipou a Praça da Saúde, no bairro Grajaú, na região Oeste da capital”, destacou o presidente.

Teatro Francisco Nunes

O Teatro Francisco Nunes, inicialmente chamado Teatro de Emergência, foi inaugurado em 1950 pelo prefeito Otacílio Negrão de Lima. Nessa época, a cidade encontrava-se carente de teatros, pois o antigo Teatro Municipal havia se transformado no Cine Metrópole, demolido em 1983, e o Palácio das Artes ainda estava em construção. O nome do teatro é uma homenagem ao grande clarinetista e maestro mineiro Francisco Nunes, que criou a Sociedade de Concertos Sinfônicos de Belo Horizonte e dirigiu o Conservatório Mineiro de Música.

A inauguração possibilitou à cidade ingressar no calendário cultural dos grandes artistas e companhias teatrais do Brasil e do exterior, recebendo orquestras, temporadas líricas, shows antológicos da MPB, festivais universitários, espetáculos teatrais e de dança. O palco do Teatro Francisco Nunes também abrigou o nascimento do moderno teatro mineiro, em suas mais variadas tendências, como os trabalhos de João Ceschiatti, João Etienne Filho, Jota Dangelo e Haydée Bittencourt. Desde 2009 o teatro não era utilizado.
Adote um Bem Cultural

O programa foi lançado em abril de 2011 pela PBH, com o objetivo de incentivar a parceria entre o poder público e a iniciativa privada na restauração, conservação e promoção dos bens culturais. A adoção pode ser voluntária ou realizada por meio de medida compensatória, acordada entre o empreendedor e o Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural do Município. O primeiro bem adotado por meio do programa foi o Conjunto Residencial São Cristóvão, o IAPI, que foi pintado e revitalizado por meio de uma parceria entre a Prefeitura e as empresas AkzoNobel/Tintas Coral e Casa & Tinta. Com o visual totalmente renovado, o conjunto foi entregue aos moradores em maio deste ano.

“O programa Adote um Bem Cultural irá possibilitar mais uma importante parceria para a cidade. A Fundação Municipal de Cultura e a Unimed, entendendo a necessidade de modernização do teatro, não mediram esforços para viabilizar uma vontade de todos, que é o retorno do Chico Nunes ao papel de protagonista na cena cultural de Belo Horizonte”, destacou Thaïs Pimentel. A presidente da FMC também ressaltou a grandiosidade do projeto de revitalização, que inclui diversas intervenções.

“Trata-se de uma reforma completa, pois o projeto visa executar a restauração das fachadas internas e externas e a reconfiguração da caixa cênica, cuidando da infraestrutura e modernizando o espaço do teatro. O teatro vai ganhar uma recuperação de todo seu espaço interno, com renovação tanto do layout do teatro quanto de seu mobiliário”, explicou.





Guia Henrique : 31 34264469
                          31 94316649

Nenhum comentário: