segunda-feira, 25 de junho de 2012

Prefeitura nega descaso com o Turismo de Mariana



O Jornal Ponto Final conversou essa semana com Luiz Otávio (Bizute), Guia Regional de Turismo de Mariana. Luiz deixou exposta a situação atual do turismo na cidade, e demonstrou insatisfação com relação ao mesmo.
Os fatores que contribuem para a desvalorização do turismo no município são, segundo Luiz: o Portal Turístico, próximo da rodoviária com mendigo dormindo no local; as igrejas que fecham a hora que querem; os vadios e bêbados, que continuam fazendo pontos no Terminal Turístico; várias placas obsoletas, proibindo ônibus de turismo de entrar na cidade, o que não vem ocorrendo, causando várias empresas de turismo cortar Mariana do roteiro; algumas construções se danificando; dentre outros fatores.
Questionada sobre as denúncias, a Prefeitura de Mariana – através da Secretaria de Turismo e Cultura – nos informou sobre:
- O Portal Turístico, posto de informação turística próximo à rodoviária:
O Portal foi passado para a  Secretaria de Administração e colocado a disposição da  Guarda Municipal o referido espaço desde julho de 2010. Não é de responsabilidade da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura.
- As Igrejas fechando a hora que querem:
O horário de funcionamento das igrejas é definido pelas irmandades, elas que administram cada igreja. Mas na apresentação do Inventário da Oferta Turística de Mariana, o problema foi levantado e a Arquidiocese ficou de ver um melhor horário para abertura das igrejas.
- Vadios e bêbados no terminal turístico:
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Cidadania já faz um trabalho de ajuda às pessoas que ficam ali no espaço do terminal. A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Cidadania já estão finalizando o projeto de inclusão com os frequentadores do espaço perto do terminal. Serão encaminhados para fazer oficinas ou encaminhadas para consultas em clínicas. Porém são eles que não querem sair de lá, são pessoas inclusive que possuem família e residência, mas escolheram ficar mendigando. A prefeitura faz a parte de ajudar oferecendo alternativa de melhora de vida e até profissionalismo. O Terminal é um espaço público e não é proibida a permanência de pessoas naquele lugar. Existem outras ações que também estão sendo tomadas, como a colocação de grades na mureta de trás do Terminal, levantamento de serviços a serem feitos para reforma do mesmo, como poda de árvores, reforma de telhado, iluminação e instalação de ponto de informação turística da Prefeitura de Mariana.
- Várias placas obsoletas, proibindo ônibus de turismo de entrar na cidade:
Placas com informações erradas serão substituídas por outras com informações turísticas e coerentes com o procedimento adequado para os ônibus de turismo e para  turistas. Estamos aguardando a licitação.
- Falta de atividades visando atrair turistas:
As Bandas de música continuam se apresentando nos eventos da cidade,  O Projeto Seresta no Jardim será  realizado mensalmente na Praça Gomes Freire, e a Prefeitura sempre apoiou a apresentação de músicos locais. A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura e Turismo, realiza eventos regularmente não só para atrair turistas, mas para diversão, cultura e lazer dos marianenses. O turista é sempre bem-vindo e pode desfrutar de todos os atrativos que a cidade oferece. O turista recebe o apoio necessário na AGTURB (Associação de Guias de Turismo) no Terminal Turístico e no CAT (Centro de Atenção ao Turista) na Rua Direita. Foi feito um levantamento de algumas ações a serem feitas para melhoria do turismo na cidade tais como uniformização do receptivo turístico no CAT e na nova sala a ser instalada no Terminal Turístico.
Luiz ainda sugere melhorias para o Turismo: “A gente tem que unir forças, reativar o COMTUR, que é o Conselho Municipal de Turismo, através do COMTUR pode-se tomar várias ações. O turismo está aí, é uma fonte de renda, nós estamos aí com o turismo ‘bombando’ do Nordeste, porque eles estão organizados, a gente faz a propaganda nossa muito timidamente.” Ressalta ainda que “o repasse de verba que é feito para AGTURB, assim como para algumas entidades autorizadas, possibilita dar andamento às nossas diretrizes que é atender bem os turistas, levar o nome de Mariana nos eventos como a gente faz. Então a gente reverte essa verba para a comunidade. Há sim uma parceria entre a Associação e a Prefeitura através da Câmara Municipal que foi votado e aprovado esse repasse e a gente faz tudo devido a esse dinheiro.” Finaliza o Guia Regional de Turismo.

Nenhum comentário: