quarta-feira, 1 de junho de 2011

Tombos


HISTÓRIA DA CIDADE

A cidade teve sua formação iniciada a partir da chegada do Coronel Maximiniano José Pereira de Souza que, no início do século XIX, ao conhecer o local, resolveu nele se fixar definitivamente com seus familiares e amigos.
A região possui excelentes terras para agricultura e pecuária. E, com o decorrer dos anos, devido ao desenvolvimento natural das lavouras, principalmente a do café, que se tornou uma das mais atrativas atividades econômicas da época, formou-se um pequeno núcleo populacional.
Como posseiro das terras onde se instalara, o Coronel Maximiniano fez doação, em 1849, de uma parte delas para o patrimônio de Nossa Senhora da Conceição, cuja capela seria edificada em honra a essa padroeira.
Após a doação, o local passou a chamar-se Nossa Senhora da Conceição de Tombos que, pouco tempo depois, foi elevado à categoria de distrito pela lei Provincial nº 605, de 21 de Maio de 1852. Posteriormente, esse nome foi alterado para Tombos de Carangola, passando, finalmente, a se chamar simplesmente Tombos em 27 de Janeiro de 1924, quando da sua emancipação política pela lei nº 843, de 07 de Setembro de 1923.

Nenhum comentário: