quinta-feira, 30 de março de 2017

Roteiro Cidades históricas 4 dias


– 4 Diárias

– Transporte em carro ou van executiva.

– Transfer in / out: Confins / Ouro Preto / Confins

– City tour guiado em Ouro Preto, Mariana, Congonhas, São João Del Rey e Tiradentes.


Roteiro detalhado:


Dia1 – Aeroporto de Confins / Congonhas/ Ouro Preto.

Chegada no Aeroporto de Confins até as 14:00 horas, traslado para a cidade de Congonhas onde vamos conhecer o Conjunto dos Passos e Profetas na Basílica de Bom Jesus de Matosinhos, tombado como Patrimônio Cultural Mundial pela UNESCO considerada uma obra prima do escultor Aleijadinho. Chegada a Ouro Preto no final da tarde e hospedagem na Pousada dos Ofícios. Sugere-se visita à feirinha de pedra sabão em frente à Igreja de São Francisco. Noite livre.
Dia2 – City tour em Ouro Preto e Mariana.

Após o café da manhã inicia-se o passeio por Ouro Preto, maior conjunto arquitetônico do barroco brasileiro. É uma das cidades mais importantes do Brasil Colonial, tombada como Patrimônio Cultural Mundial pela UNESCO.

Os destaques são as visitas a uma mina de ouro desativada, o Museu da Inconfidência, que funciona no imponente prédio da antiga Casa de Câmara e Cadeia e exibe um maravilhoso acervo de arte sacra e réplicas de Aleijadinho, além da sepultura dos Inconfidentes e supostas traves da forca de Tiradentes; a Casa dos Contos (casarão que serviu de prisão aos Inconfidentes e na antiga senzala apresenta uma impressionante exposição de instrumentos que serviam para torturar os escravos), a Igreja de São Francisco de Assis, que além de belíssima arquitetura, apresenta medalhão frontal desenhado por Aleijadinho e pinturas do mestre Athayde, e a Igreja do Pilar, a 2ª mais rica em ouro do Brasil.

Em seguida inicia-se o passeio por Mariana, a 12 km de Ouro Preto. Cidade mais antiga de Minas Gerais, sendo a primeira capital do Estado, que preserva relíquias arquitetônicas do tempo do ouro em seu centro histórico e onde residem e trabalham alguns dos mais expressivos artistas do estado, o que permite uma surpreendente descoberta de um desses ateliês de pinturas, esculturas ou entalhes durante a caminhada pelas ruas centrais da cidade. Destacam-se a Catedral Basílica da Sé, com seu órgão alemão de 1701 com 1039 tubos, e a Praça Minas Gerais, onde se encontram a Igreja de São Francisco de Assis e Nossa Senhora do Carmo, além do Pelourinho e da Câmara Municipal. No final da tarde, retorno a Ouro Preto e tempo livre para aproveitar a vida noturna da cidade.
Dia3 – City Tour em São João Del Rey e Tiradentes.

Após o café da manhã, o grupo iniciará a viagem para São João Del Rei e Tiradentes.

Em São João Del Rei, Capital Brasileira da Cultura em 2007, o passeio pelo centro histórico revela solares, museus e igrejas belíssimos, com destaque para a memorável Igreja de São Francisco de Assis, com seu imponente jardim com palmeiras imperiais, sua fantástica portada esculpida em pedra sabão e o cemitério que abriga o túmulo da família de Tancredo Neves.

Em Tiradentes, cercada pela Serra de São José, pequena e encantadora cidade, a caminhada pelas ruelas com calçamento irregular de pedras revela um casario bem preservado, charmosos ateliês, artesanato variado, uma infinidade de hotéis e pousadas, bons restaurantes especializados na culinária mineira e um povo muito acolhedor, além de atrações muito interessantes como a Matriz de Santo Antônio, com uma exuberância impressionante de detalhes, e o Chafariz de São José, que cercado de lendas, é uma parada obrigatória para descanso. Após os passeios o grupo retornará a Ouro Preto. Noite livre.
Dia4 – Dia livre


Dia inteiramente livre para compras e visitas em outros atrativos não visitados, como OPCIONAL sugerimos: Visita a uma fábrica de doce no Distrito de São Bartolomeu, localizado a 15 km de Ouro Preto. A localidade ficou conhecida por causa da tradição na produção de doces artesanais. Haverá também a visitação na Escola que dá cursos de como montar uma cachaçaria com degustação. Também há opção de visita à Floresta do Uaimii com parada obrigatória para se refrescar em uma das suas belas cachoeiras.
Dia5 – Ouro Preto / Aeroporto de Confins

Café da manhã e check-out. Às 8:30h traslado para o aeroporto, para embarque de retorno às cidades de origem.

Nenhum comentário: