domingo, 1 de setembro de 2013

Turismo para o INHOTIM - Henrik Tour


RAMAL FERROVIÁRIO DESATIVADO DE ÁGUAS CLARAS tem por objetivo a destinação do trecho com uso compartilhado para um trem turístico, saindo de uma estação nas proximidades do Belvedere e Vila da Serra até Inhotim, em Brumadinho.

A ideia é utilizar uma composição, formada com carros da antiga Vera Cruz que estão sendo restaurados no Horto, puxados por uma locomotiva para transporte turístico apenas nos finais de semana e feriados, com horários programados, podendo ampliar o serviço conforme aumento de demanda. Segundo informou Luciano Murta, Inhotim recebeu em 2012 mais de 340 mil visitantes e o trem turístico poderia levar estas pessoas com mais conforto, segurança e tranquilidade até o museu de arte contemporânea. “Por isso o trem não pode ser esquecido, ele precisa voltar aos trilhos e trazer alegria para os usuários”, comenta Luciano.

Transporte de massa

André Tenuta disse que o ramal poderá abrigar outras modalidades, como o trem de transporte de massa tão difundido pelo governo de Minas e pelo prefeito Marcio Lacerda, além de dar lugar a áreas de lazer com quadras poliesportivas e pistas de corrida. “Seria uma estação elegante e charmosa, com um moderno restaurante ou café, transformando em uma atração turística e um novo polo de negócios para o Belvedere”, explicou.

Ainda segundo André, não se pode desmanchar o que está pronto e andar para trás. “Temos uma ferrovia pronta e é irracional perdermos a oportunidade de trazer uma ferrovia voltada para turismonuma região como esta”, ressaltou. Para chegar até Inhotim a linha precisaria repor mais 2,7 km de trilhos, exatamente aqueles que foram arrancados pelo Dnit. Ele lamenta que se o trecho fosse para utilização como rodovia já teria sido refeito. E comentou que como a terraplenagem está pronta é só mesmo repor os trilhos.

O preço desse sonho pode ser dimensionado nesta primeira conta: um trilho de 12 metros custa hoje cerca de R$ 3 mil, sendo necessário recolocar 5 km de trilhos (2,7 km ida e volta), mais 1.850 dormentes por km ao preço médio de R$ 270,00 cada. O custo total desse projeto contempla o da máquina, da reforma e desvio da linha, além do ramal para Inhotim. Com relação à estação, ele explica que a mesma poderia ter quatro opções de localização, sendo a mais provável a central, voltada para o Belvedere e o BH Shopping. “O passageiro poderia vir a pé, do bairro ou do centro de compras, em direção à estação. Seria um destino turístico no Belvedere, onde teríamos o hotel, o shopping e o comércio local, e a elegante estação. Teríamos também um mirante em um deck que seria outro polo de atração turística sem igual em Belo Horizonte”, explicou.

A ONG Trem foi criada há 11 anos, por funcionários da BHTrans e ativistas de ferroativismo, para garantir meios de transportes sustentáveis, utilizando os trilhos existentes. No ano passado ela realizou em conjunto com o CEFET-MG o seminário “Minas de volta aos trilhos”. A ONG Trem possui estudos em outros projetos como o expresso Pai da Aviação, em Santos Dumont, e o Trem da Montanha em Viçosa e Lavras.

A Henrik Tour leva você para o INHOTIM de terça a domingo toda semana .


(31) 94316649 / 85992160
henriktour@hotmail.com

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