terça-feira, 3 de setembro de 2013

Museu da Liturgia de Tiradentes, a nova atração do turismo religioso em Minas Gerais


Aspecto de uma das salas do Museu da Liturgia de Tiradentes
O turismo religioso no Brasil ganhou uma nova atração este ano. Desde o último mês de Abril, quem for visitar as belíssimas cidades históricas de Minas Gerais, onde estão algumas das mais belas igrejas do país pode visitar a novíssimo Museu da Liturgia de Tiradentes.
A cidade é conhecida pela beleza de seu casario colonial e por suas belas e seculares igrejas, pelos seus bons restaurantes além dos Festivais de Gastronomia e de Cinema que reunem anualmente milhares de visitantes
Muito bem montado, o novo museu está instalado em um casarão do século 18 onde anteriormente funcionou a antiga Casa Paroquial da Igreja de Santo Antônio.
Mais de 420 peças restauradas entre esculturas, pinturas, imagens, pratarias, objetos de madeira, mobiliário e roupas fazem parte do acervo do museu, que abriga e preserva um rico patrimônio religioso até então disperso por diversas capelas de Tiradentes. Muitas das peças já se encontravam em avançado estado de deterioração.
Resultado de um investimento a fundo perdido de R$ 8,5 milhões, feito pelo Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o Museu da Liturgia mostra o valor cultural, artístico e religioso dessas peças sacras históricas. O BNDES será o mantenedor do Museu pelos próximos dois anos.
Ao inaugurar a nova atração religiosa e cultural, o governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia cdecvlarou: “Minas Gerais tem o maior patrimônio histórico do Brasil e esse patrimônio tem que ser não só preservado, mas também positivamente apresentado como uma potencialidade e fonte de riqueza. A inauguração do Museu da Liturgia, aqui em Tiradentes, é uma demonstração disso.”
Serviço
Museu da Liturgia de Tiradentes
Endereço:  rua Padre Toledo, 2, (centro)
Dias e horários de funcionamento: De terça-feira a domingo, das 10h às 17h.
Ingressos: Adultos R$ 5,00. Crianças, idosos e moradores de Tiradentes têm acesso gratuito.

Visite Minas Gerais com a Henrik Tour 

(31) 94316649 / 85992160
henriktour@hotmail.com

Nenhum comentário: