domingo, 14 de abril de 2013

Parque das Andorinhas Ouro Preto MG



Aproveite banhos de cachoeira, trilhas, lazer e rapel no Parque Municipal Cachoeira das Andorinhas

Ouro Preto é conhecida pela sua história, pela riqueza de seus monumentos e beleza de suas construções. Mas não pára por aí. A cidade, que é Patrimônio Cultural da Humanidade, tem muita coisa alternativa a oferecer. Uma delas são os passeios ecológicos, de tirar o fôlego dos turistas e dar orgulho aos que são da terra, com belas paisagens pertencentes à Mata Atlântica e ao Cerrado, variedade de quedas-d'água e trilhas. Experimente passar o dia no Parque Natural Municipal das Andorinhas, onde está a Nascente do Rio das Velhas, seja para um banho de sol, de cachoeira, um piquenique ou grandes aventuras, como o rapel.



Pedra do Jacaré 

O Parque das Andorinhas faz parte da Área de Proteção Ambiental da Cachoeira das Andorinhas – APA e funciona todos dos dias, 24 horas, com entrada gratuita. Aberto para acampamentos e várias opções de lazer, o espaço, de 557 hectares, conta com segurança e guias. De acordo com o guia Valmir Carvalho, o acompanhamento pelas trilhas é feito de 6h às 18h, e os lugares mais procurados dentro do parque são a Cachoeira das Andorinhas, a Pedra do Jacaré e a Cachoeira conhecida como “Véu da Noiva”, de cerca de 40m de altura. A cachoeira que dá nome ao parque está no interior de uma formação rochosa semelhante a uma gruta e é assim chamada por abrigar grande quantidade de andorinhas de coleira nesta época do verão.

De acordo com o Coordenador do Parque, Edenir Monteiro, os visitantes devem estar atentos ao solo escorregadio e às fendas profundas durante as caminhadas. Além disso, o caminho pedregoso pede um calçado apropriado. A água das cachoeiras e córregos é própria para banho, porém não é potável.

Há um ano, o parque passou por um processo de revitalização. As atuais ins­talações resultam da parceria entre a prefeitura de Ouro Preto e a mineradora Samarco, que forneceu recursos em compensa­ção ambiental. Hoje, passam pelo área cerca de mil visitantes por mês.
Saiba como chegar











Distância da Praça Tiradentes até a Portaria do Parque: Cerca de 5 km.
Pelo Morro da Queimada: Partindo da Praça Tiradentes, basta seguir em direção à Mariana. Após o Hotel Solar das Lajes, subir a primeira esquerda. Seguir em direção ao Hotel Fazenda Boa Vista. Chegando ao alto do morro, pegar a primeira direita (estrada de terra) após o cruzamento do Hotel Faz Boa Vista. Seguir até a portaria do Parque.

Pelo Morro São Sebastião: Partindo da Praça Tiradentes, seguir em direção à saída para Belo Horizonte. Pegar a primeira direita após a Escola de Minas. Subir a Ladeira João de Paiva, passando pelo Mirante do Morro São Sebastião. Chegando à Praça de São Sebastião, seguir pela primeira direita. À direita, você avistará o Mosteiro Budista e, logo mais, a Capela de São João. Uma das referências é o Bar do Baú, famoso na região. Basta seguir pela Avenida das Andorinhas e, ao final dela, pegar estrada de terra à esquerda. Seguir até a portaria do Parque.



A Henrik Tour te leva para esse belo passeio 
 consulte nossos serviços.

henriktour@hotmail.com

(31) 94316649 / 85992160





Nenhum comentário: