segunda-feira, 1 de abril de 2013

Luminárias


Luminárias está estrategicamente situada entre as cidades de Três Corações (52km), Lavras (36km), Carrancas (42km) e São Thomé das Letras (49km), no Sul das Minas Gerais. Dotada de um grande potencial natural e cultural e com ambos ainda preservados, a cidade vem se destacando hoje na região como um dos mais novos redutos do Ecoturismo de Minas Gerais. Compondo e confirmando-se como uma das cidades carro-chefe do Circuito Vale Verde e Quedas D’Água (que conta com mais nove cidades além de Luminárias), no ano de 2006 Luminárias conseguiu também sua inclusão no Projeto Estrada Real.
Com um grande número de cachoeiras, lindas cavernas de quartzito, rios com corredeiras, o município se mostra com total vocação para a prática de esportes de aventura como o Espeleoturismo de Aventura, o Boiacross, o Rapel, o Trekking, entre outras.
Além de todo o potencial natural, não podemos deixar de destacar nosso patrimônio cultural, eventos, grupos de danças (Dança da Fita e Dança do Vilão), Folias de Reis, contadores de causos, modas de viola, fogões de lenha, cachaças com o frango caipira com quiabo e/ou o torresmo e sem dúvida alguma a nossa principal marca, a hospitalidade única de povo luminarense, acolhedor e fraternal.
Entre os principais atrativos turísticos de Luminárias estão o Complexo da Serra Grande (várias cachoeiras, grutas, picos, piscinas naturais), com destaque para a gruta da Serra Grande, uma das mais bonitas grutas de quartzito do Sul de Minas; a cachoeira do Funil; o complexo de cachoeiras do Mandembe; o estreitamento do Inferno, as pinturas rupestres, o Ribeirão do Lavarejo e o Ribeirão da Cachoeira.


Caracterização do município




Localização: Sul de Minas

Área: 499 Km2

CEP: 37240-000

Altitude: Máxima: 1514 m

Local: Pico do Gavião

Ponto central da cidade: 940 m


Temperatura:

média anual: 20,8º C

média máxima anual: 26,5º C

média mínima anual: 14,1º C
Índice médio pluviométrico

anual: 1204 mm Relevo:



Topografia:

Plano: 5%

Ondulado: 15%

Montanhoso: 80%
Principais rios: Rio Ingaí, Rio Capivari, Rio Cervo
Bacia: BACIA RIO GRANDE



Patrimônio natural

Caverna da Serra Grande





Ribeirão da Toca ( também conhecido como ribeirão da ponte)



Cachoeira da Serra Grande



Cachoeira do Cerrado



Patrimônio cultural




Cristo


A cidade



Luminárias é um município brasileiro do estado de Minas Gerais. Sua população estimada em 2004 era de 5.630 habitantes.

Situada no Sul de Minas, Luminárias é um recanto de clima saudável, cercada por montanhas. O nome se deve a Serra das Luminárias, que fica ao lado da cidade, segundo contam os mais antigos apareciam pontos luminosos nesta serra, estes de origem desconhecidas até hoje, daí ser este o nome da cidade. Situada em uma região privilegiada por um grande potencial Ecoturístico, o município é de uma beleza natural ímpar, fazendo parte da Estrada Real e integrando o Circuito Turístico Vale Verde Quedas D'água, juntamente com as cidades de São Thomé das Letras, Lavras, Carmo da Cachoeira, Bom Sucesso, Ribeirão Vermelho, São Bento Abade, Ingaí e Itumirim.

Com sua renda baseada principalmente na agropecuária e com o ecoturismo despontando fortemente, Luminárias se destaca na região, oferecendo à população local e aos visitantes uma boa infra-estrutura. Com um povo acolhedor e amigável, que preserva suas tradições e com sua cultura popular muito valorizada, é comum você estar andando pelas ruas da cidade e de repente dar de frente com uma Folia de Reis, ou assistir a apresentações de Dança da Fita ou da Dança do Vilão na pracinha central, onde também pode-se encontrar o artesanato feito pelos artesãos luminarenses, ainda tem contadores de causos, nossa culinária, a boa cachaça e muito mais.

A cidade oferece para os amantes da natureza lugares bonitos e tranqüilos, mas também oferece aos praticantes de esportes de aventura e radical locais para a prática do Rapel, Escalada, Bóia-cross, Trekking, Moto-cross, Enduro, Off-road, Biking, Montanhismo, além de inúmeras cachoeiras e cavernas em quartzito.

A cidade faz parte do trajeto da Estrada Real.

fonte: wikipédia



(31) 94316649 
henriktour@hotmail.com

Nenhum comentário: