segunda-feira, 8 de abril de 2013

Itabirito

O município de Itabirito está localizado na Região Metalúrgica de Minas Gerais, a 55 km de Belo Horizonte e a 45 km de Ouro Preto. É cortado pela Rodovia dos Inconfidentes e ladeado por importantes municípios do Circuito do Ouro, como Nova Lima, Mariana, Santa Bárbara, Catas Altas, Barão de Cocais, Ouro Branco e Congonhas.


Fundado em 1706, segundo o historiador Augusto de Lima Junior, o lugarejo (que já foi um distrito de Vila Rica) teve vários nomes, como Itaubyra do Rio de Janeiro e Itabira do Campo, até chegar à atual nomenclatura, obtida em 1923, quando teve sua emancipação política. Em 2009, Itabirito tem aproximadamente 45 mil habitantes, espalhados pela sede e por seus três distritos: Acuruí, São Gonçalo do Bação e São Gonçalo do Monte.


Sua economia está atrelada à mineração, desde o ciclo do ouro ao minério de ferro. Mas também contribuiu sobremaneira para o desenvolvimento industrial de Minas Gerais, sendo inclusive o berço da siderurgia nacional.


Há, no município, edifícios históricos que atestam a passagem do tempo. Altares barrocos, construções coloniais, prédios neoclássicos e influências do modernismo. Acompanhando este ecletismo, desenvolveu-se um povo com propensões artísticas, em especial na área musical. Mas há também representantes de outras categorias artísticas, como a pintura, as artes cênicas, fotografia, artesanato, entre outras atividades.


É a terra de importantes personalidades, como o técnico de futebol
Telê Santana, homenageado com uma estátua em uma de suas praças principais. Por aqui também viveu Anna Amélia Queiroz Carneiro de Mendonça, a poetisa da “alma de cristal”. O economista Claudio Moura Castro, articulista da revista Veja e um dos mais importantes nomes da educação brasileira, sempre é visto na cidade onde passou a infância.


O grande diferencial deste município é o caráter empreendedor de seus habitantes, que conheceram desde os primórdios a importância do associativismo para a melhoria da qualidade de vida do seu povo.

Foi a população que construiu, por exemplo, o hospital, a creche, o asilo e outros edifícios fundamentais para o seu cotidiano.


No século XXI, Itabirito se reconstroi para estar sintonizada com as constantes alterações do mundo globalizado. Sua juventude se aparelha, busca informações e se educa para alcançar novos e amplos horizontes e escrever a nova história que se inicia a cada dia.

                                O Ipê amarelo marca a natureza da região 



(31) 94316649
henriktour@hotmail.com


Nenhum comentário: