segunda-feira, 1 de abril de 2013

CIDADE CASA BRANCA MG TURISMO

BEM-VINDO A CASA BRANCA MG

Casa Branca pertence ao Circuito Veredas do Paraopeba



Região: Central
Temperatura Média: 21,1°C
Distância da Capital: 30 Km

Tipos de turismo que Casa Branca propicia: Turismo Cultural, Turismo Ecológico (Ecoturismo), Turismo Rural, Turismo de Lazer, Turismo de Aventura.



Casa Branca: A Beleza Escondida no Rola Moça
por Liliane Martins

Ao sul da encosta, abaixo do entroncamento das Serras Três Irmãos e Ouro Fino, pertencente à Paraopeba, distrito de Brumadinho, está Casa Branca; um povoado com uma fascinante beleza natural e cheia de atrações para todos os gostos. O povoado possui uma fauna bem diversificada composta por pássaros, répteis, além de belíssimos exemplares na flora local, como as quaresmeiras e canelas de ema. A região possui ainda uma rica rede hidrográfica, ruínas históricas e povoados antigos. A natureza local é bastante diversificada e é formada pela mata atlântica, campos rupestres, cerrados; lá é possível apreciar também as cachoeiras que têm contribuído bastante para o aumento do turismo no lugar.

A riqueza paisagística e recursos ambientais são favoráveis para a prática de ecoturismo e isso fez com que aumentasse consideravelmente o número de pousadas e restaurantes no local. Em relação a lazer e esportes radicais Casa Branca se revela um ótimo lugar para a prática de rapel, arvorismo, natação, ciclismo, tênis, futebol, vôlei, caminhadas, golfe, motocross, camping selvagem, cavalgadas e outros.

Nas localidades próximas ao povoado de Casa Branca há outras opções de diversão, por exemplo, em Brumadinho (município ao qual o povoado pertence) tem uma vez ao ano a Country Fest; em Nova Lima tem o Congado de Nossa Senhora do Rosário; em São Sebastião das Águas Claras (Macacos) tem rodas de samba em bares, haras, festa de São Sebastião e muitos happy hours nos fins de semana; em Rio Acima tem Lual do Rock, campeonatos e Festas; em Moeda tem prática de Vôo livre, atividade que mais chama a atenção dos jovens; e em Piedade do Paraopeba tem a festa religiosa Jubileu de Nossa Senhora da Piedade do Paraopeba que reúne devotos de todo o Estado.

HISTÓRIA DE CASA BRANCA

A origem da região Casa Branca remota às Bandeiras, nos séc. XVII e XVIII com a ocupação do Vale do rio Paraopeba, surgindo então o Povoado de Piedade do Paraopeba. Com o fim do ciclo do ouro, a região ficou mergulhada num total abandono até o séc. XX. Com o crescimento da mineração de ferro e a expansão da Estrada de Ferro Central do Brasil, cuja Estação Brumadinho foi inaugurada em 1917, fez com que surgissem os primeiros comerciantes e escolas da região. Atualmente, Casa Branca tem crescido muito, principalmente com a implantação de condomínios e loteamentos no seu entorno, para servir de segunda residência para pessoas da classe média e alta de Belo Horizonte. Os mais importantes são: Recanto do vale I e II, Recanto da Aldeia, Parque das Águas I e II, Quintas de Casa Branca, Bairro jardim Casa Branca, Parque das Andorinhas e Aldeia da Cachoeira das Pedras. É importante lembrar também a presença de quatro unidades de conservação na região: Parque Estadual da Serra do Rola Moça, Área de Proteção Ambiental Sul - APA Sul, a Área de Proteção Especial Catarina - APE Catarina e a Reserva Particular do Patrimônio Natural Sítio Grimpas - RPPN Sítio Grimpas.

Cachoeira do Osta

Cachoeira do Osta, uma das cachoeiras localizada na trilha que liga o condomínio Retiro das Pedras e o distrito de Casa Branca em Brumadinho/MG. Trilha completa com elevado grau de dificuldade em campos abertos, com descida íngrime e escorregadia, mata densa e fechada, canyon estreito, e subidas quase verticais. Presença de cobras e outros animais peçonhentos. Altitude máxima de 1370 metros e mínima de 830 metros. Três horas de caminhada.



MIRANTE CASA BRANCA

O Mirante Casa Branca está localizado na Serra do Rola Moça, regionalmente chamada de Serra Três Irmãos. Sua altitude é, aproximadamente, 1380 m de altitude. Este local é um divisor de águas dentro da bacia do Rio Paraopeba . Daqui se tem uma bela vista do povoado de Casa Branca e da Serra Ouro Fino à esquerda do vale do ribeirão Casa Branca.





PRAÇA CENTRAL CASA BRANCA

A Praça está localizada no final da Av. Casa Branca e é referência para quem visita o povoado. Com jardins e bancos, é um local muito agradável e ponto de encontro da população. Ao seu redor há vários bares, restaurantes e lojas, além da Capela de São Sebastião. Nos finais de semana acontece uma pequena feira para comercialização de produtos locais, tais como doces e pães caseiros, verduras e frutas. CAPELA SÃO SEBASTIÃO A Capela de São Sebastião está localizada na Praça Central de Casa Branca, ao lado do Bar do Tinô. Sua fachada é simples e há um cruzeiro ao seu lado com instrumentos simbolizando a crucificação de Jesus Cristo. Este espaço religioso é bastante utilizado pelos moradores locais.

CACHOEIRA DO VERDE FOLHAS ARVORISMO

A Cachoeira do Verde Folhas Arvorismo é um atrativo bastante encantador na região, pois águas são translúcidas e formam uma corredeira de aproximadamente 15 m de altura formando um pequeno poço onde é possível se banhar. Seu acesso se dá por meio de uma trilha em percurso íngreme, porém de fácil locomoção.


(31) 94316649
 henriktour@hotmail.com

Nenhum comentário: