sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

SERRA DO CIPÓ

Parque Nacional da Serra do Cipó
A Serra do Cipó é atualmente uma das principais províncias turísticas de Minas Gerais.
Inserida na Estrada Real e no Circuito do Diamante, com um Parque Nacional, relevo especialmente acidentado, beleza cênica ímpar, inúmeras cachoeiras e uma das floras mais diversificadas do mundo, a região contabiliza um acervo invejável para o lazer, a prática de atividades ao ar livre, e a pesquisa científica.
Ademais, reúne condições excepcionais para a implantação de empreendimentos das mais variadas espécies.





Cachoeira Grande
Um dos cartões postais da Serra do Cipó. Apresenta queda de 10 metros de altura e um paredão de pedras e gramíneas. Na parte de cima da cachoeira são realizados passeios de caiaque. Acesso feito por estrada de terra de aproximadamente 2 km.



Caminho dos escravos 

Lugar super bacana de fazer passeio , nesse caminho tem poços de águas onde passa o rio soberbo la onde nasce tem o nome de mãe d'água .
O percurso é uma verdadeira aventura .

Estátua do Juquinha
Juquinha da Serra era um andarilho que vivia na Serra do Cipó. Figura folclórica da região, ele acabou tornando-se um ponto turístico local. Era comum vê-lo trocando as suas flores e plantas colhidas por qualquer coisa que os visitantes traziam: de pequenos utensílios até um prato de comida.
A sua identificação com a Serra era tal que em 1987, após a sua morte, prefeitos e população das cidades vizinhas resolveram homenageá-lo com uma estátua localizada em um dos pontos mais altos da paisagem.





Origem do nome "Serra do Cipó"
Desde o século XIX a expressão Serra do Cipó é utilizada para identificar a região onde se encontram localizadas as cabeceiras do rio Cipó.
No coração dessa região encontra-se o distrito com o mesmo nome, anteriormente denominado Cardeal Mota (alteração providenciada em 2003 através de lei municipal), pertencente ao município de Santana do Riacho, situada nos flancos ocidentais ao sul da serra do Espinhaço.
A origem do nome mais aceita é aquela que faz a associação à sinuosidade do rio Cipó, que depois de nascer encachoeirado e descer a serra, percorre fazendo curvas uma enorme baixada arenosa, para em seguida torna-se pedregoso e encachoeirado, emoldurando as fantásticas corredeiras existentes à jusante da Cachoeira Grande. Então, a partir dos morros que circundam as baixadas arenosas, o rio é visto como um enorme e autêntico cipó.














Trajeto BH-Serra do Cipó
A Serra do Cipó fica a 100 KM de BH, o percurso é em estrada pavimentada tendo como referência a Avenida Cristiano Machado ou Antônio Carlos sentido  aeroporto INTERNACIONAL de Confins pela Linha Verde, no trevo de Lagoa Santa entrar a direita sentido Conceição do Mato Dentro (Rodovia MG 10), após Lagoa Santa, seguir por 60 km, a estrada passa dentro da Serra do Cipó.




Fazemos passeios pra Serra do Cipó

Contato : (31) 94316649
E-mail henriktour@hotmail.com













Nenhum comentário: