terça-feira, 27 de novembro de 2012

INHOTIM Desenvolvimento regional


O Instituto Inhotim assume o turismo como foco do desenvolvimento na região, considerando o artesão, o empresariado e o poder público como elementos fundamentais desse processo. As ações empreendidas registram claros ganhos econômicos, visível melhoria da qualidade de vida da população e resultados significativos para a infraestrutura urbana regional.

Por meio da Diretoria de Inclusão e Cidadania, o Inhotim incentivou a constituição da Rede de Empresários de Turismo na Região, que conta com a participação de mais de 40 empresários. Destaca-se especialmente o projeto de qualificação dos grupos comunitários que se dedicam ao artesanato, em ações coordenadas com o escritório regional do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), visando à melhoria do produto artesanal manual e alimentício.

Com base em um mapeamento sobre os produtos artesanais de Brumadinho e da mobilização dos artesãos, o Instituto Inhotim aprovou no Ministério do Turismo, que contempla 44 artesãos, o projeto Fortalecimento da Rede Comunitária do Turismo em Brumadinho. A Diretoria de Inclusão e Cidadania participa ainda dos Circuitos Turísticos de Minas - Vale do Paraopeba e Estrada Real. Entre as ações desenvolvidas destacam-se as relacionadas à capacitação de pessoal de hotelaria e gastronomia para a oferta de serviços de qualidade.

Nenhum comentário: