domingo, 9 de setembro de 2012

SÃO TOMÉ DAS LETRAS


Seja Bem-vindo à São Tomé das Letras – MG

Compartilhe
São Thomé das Letras está localizada no pico de uma Montanha Sagrada e reserva beleza, atrações e mistérios para seus visitantes. São Thomé das Letras é uma cidade que está a 1.470 metros do nível do mar, onde o céu azul faz tudo ficar infinito, até porque a natureza aqui preferiu se expressar de forma generosa e abundante, com vales intensamente verde em todas as direções, sem dizer as rotas que levam as cachoeiras, grutas e mistérios que envolvem a cidade com um todo.
Vindo por Três Corações, acesso por estrada toda asfaltada, o branco prateado das pedras transformadas em alimento faz lembrar montanhas cobertas de neve. Vindo por Baependí, pelo Caminho Velho da Estrada Real, vislumbra-se o muro natural das pedras guardiãs, que faz lembrar a Cidade dos Incas.
A História
História – A Gruta de São Thomé das Letras A lenda que deu origem a toda a história da cidade de São Thomé das Letras aconteceu em uma gruta (a imagem ao lado mostra a entrada).
“João Antão escravo da Fazenda Campo Alegre, cujo romance com a irmã de seu senhor, o Capitão João Francisco Junqueira, havia sido descoberto, cansado dos maus tratos, refugiou-se em uma gruta no alto da serra, onde passou a viver da pesca, frutos e raízes da região.
Um dia um senhor de vestes brancas apareceu para o escravo lhe entregando um bilhete e dizendo que, se ele o entregasse ao capitão, este o perdoaria.
Ao ler o bilhete, o Capitão lhe ordenou que o levasse até a gruta, onde encontraram uma imagem de São Tomé entalhada em madeira.
João Francisco, homem profundamente religioso recolheu a imagem e a levou para casa. A imagem sumiu e reapareceu na gruta por várias vezes.
Igreja Matriz São Thomé das Letras
Acreditando ser um milagre, o Capitão mandou erguer uma capela no local, onde, em 1785, foi construída a Igreja Matriz, originando assim o povoado; dizem que o filho do Capitão, Gabriel Francisco Junqueira, o Barão de Alfenas, título este concedido por D. Pedro II, foi sepultado debaixo do altar da igreja.
A igreja, construída em estilo barroco, abriga em sua nave principal a pintura do mestre Joaquim José da Natividade, altares em estilo rococó e várias imagens de madeira do século XVIII.
A origem do nome da cidade deve-se à aparição do santo e às inscrições rupestres encontradas na entrada da gruta que não se sabe terem sido feitas pelos índios cataguases antigos moradores da região ou se são palavras deixadas pelo santo.
Construção em São Thomé das Letras
As construções que caracterizam a cidade, feitas com as próprias pedras extraídas no local, cuidadosamente cortadas e empilhadas uma a uma, sem qualquer tipo de argamassa, oferecem segurança e firmeza, como as construções do século XVIII.
Com base na economia local, que é 60% oriunda da extração de pedras de quartzito, usadas no revestimento de casas, passeios, piscinas, e hoje exportadas para vários países da Europa, a cidade ficou conhecida como “cidade de pedra”.
As lendas, histórias e preceitos iniciáticos formam um clima esotérico na cidade, tornando-a conhecida como a Cidade das Estrelas do Brasil para o mundo, mas a vida dos seus moradores é bem simples, típica do interior de Minas.
Por do Sol São Tomé das Letras
São Thomé das Letras é tudo de bom e belo e, ao longos dos últimos anos tornou-se uma cidade turística oficial, onde, no dia 7 de Março de 1996, recebeu o Selo de Potencial Turístico, concedido pela EMBRATUR, passando a integrar oficialmente o rol das principais cidades turísticas do Sul de Minas, pertencendo também ao maior projeto turístico já realizado em Minas Gerais, a Estrada Real.
Hoje, a cidade conta com uma infra-estrutura capaz de receber bem o mais exigente turista e você pode chegar pela estação rodoviária, hoje existe um excelente centro de eventos capaz de abrigar quase 18 mil pessoas e um amplo salão para festas e convenções, pousadas para todas as classes, restaurantes, guias turísticos, lojas e muito mais.
Por último,
Destacando-se pela beleza exótica de suas pedras, rica em cachoeiras, casarões antigos, mistérios, aparições, trilhas e montanhas, a cidade oferece boas opções para o turista desfrutar de uma vida abundante, boa e bela.

Pacote Turístico São Tomé das Letras

clique nesse anuncio 






contato: (31) 9431-6649
                (31) 8599-2160
                        E-mail : henrique_guia@hotmail.com
                              henriktour@hotmail.com

2 comentários:

Fabi Souza disse...

Foi uma das melhores viagens que fizemos para uma cidade do Estado de Minas Gerais. Seguimos a indicação de alguns amigos, e, foi perfeito, não tivemos nenhum trabalho nem problemas. O guia Henrique foi sensacional, elaborou um roteiro, realmente, espetacular. Adoramos todos os passeios, foram três dias de muita descobertas e surpresas. Obrigada pelo atendimento e pela receptividade. Vamos voltar para próxima e recomendar.

Alex Coimbra disse...

Excelente viagem... São Tomé é mistico. Vale a pena conhecer... recomendo Henrik Tour atendimento e serviços de primeira.