A cidade de Mariana tem muitos lugares assim , onde você ali sonha , viaja , é como se saísse de orbita .
Me lembro que eu ia para o antigo seminário onde tem muitas arvores grandes , bambuzais enormes e riachos onde eu sentava ali e ficava olhando aquele riacho passar e fazia desvio com a terra , escutava a água batendo nas pedras e o dia passava , minha avó ficava doidinha atras de mim .
Acho foi isso tudo que me inspirou a ser guia de turismo e poder mostrar as belezas naturais do nosso estado de Minas Gerais ...
O Seminário de Mariana foi fundado aos 20 de dezembro de 1750 pelo primeiro Bispo Dom Frei Manuel da Cruz. Posteriormente, desmembrou-se em dois institutos: Seminário Menor Nossa Senhora da Boa Morte e Seminário Maior São José. Teve seu período áureo a partir do episcopado de Dom Antônio Ferreira Viçoso que confiou a direção do Seminário de Mariana aos seus confrades da Congregação da Missão. Estes se dedicaram ao referido trabalho durante cento e treze anos, de 1853 a 1966.
Desde 1967, com a saída dos Padres Lazaristas, o funcionamento do Seminário de Mariana, por iniciativa de Dom Oscar de Oliveira e com seu apoio, foi garantido pelo clero secular. Ele tem atendido aos vocacionados da Arquidiocese e também de outras dioceses que não possuem instituições análogas. A partir de 1991, acatando a sugestão da Primeira Assembléia dos Presbíteros da Arquidiocese, o Arcebispo Dom Luciano Pedro Mendes de Almeida decidiu criar uma casa de formação distinta para os seminaristas do Curso de Filosofia, de maneira a facilitar o acompanhamento personalizado dos vocacionados e dar uma identidade maior aos estudos filosóficos.
Atualmente, o processo formativo se desenvolve em quatro etapas. A primeira é chamada de GOV (Grupo de Orientação Vocacional) que acompanha os vocacionados no período do ensino médio, tanto os da comunidade interna (Seminário Nossa Senhora da Assunção), como os do grupo externo (encontros mensais). A segunda é o Ano Propedêutico, instalado junto à Paróquia do Bom Pastor, em Barbacena, após os estudos de ensino médio, sendo obrigatório para todos. Esta etapa da formação destina-se a uma intensa experiência de vida comunitária, à suplência dos estudos, ao aprimoramento integral, a um maior discernimento vocacional e a um conhecimento da realidade sócio-econômico-religiosa da Arquidiocese de Mariana, a partir das suas cinco regiões pastorais. A terceira etapa é a da Filosofia, com duração de três anos e a quarta, a da Teologia, com duração de quatro anos, ambas em comunidades distintas em Mariana.
Subida da igreja São Francisco de Mariana
São Francisco de Assis :
na igreja estão os restos mortais de Mestre Ataíde (sepultura 94, no chão), nascido em Mariana. São do artista as pinturas da nave e da sacristia, além das três imagens da Paixão (tabernáculo, altar-mor e altar de Santa Isabel). Os púlpitos em pedra-sabão são atribuídos a Aleijadinho, que deixou clara sua influência nas sineiras e risco da fachada. Sua construção se estendeu de 1762 a 1794 e contou com a participação do mestre de obras José Pereira Arouca.Praça Minas Gerais
Câmara e cadeia |
A Praça Minas Gerais em composta por um belíssimo conjunto arquitetônico , ali os antigos Marianenses viram nascer a legislação mineira.
No centro da praça tem um pelourinho restaurado por um artista da época ,Jose Pereira Arouca
Veja aqui onde se hospedar
Sou guia de turismo das cidades históricas mineiras e estou de braços abertos para receber meus turistas
(31) 41416726 / 94316649 / 85992160
henriktour@hotmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário